fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Conheça o Sonastério, o mais novo (e melhor) estúdio de BH

Por espculturadoria*

24/07/2018 às 16:15

Publicidade - Portal UAI
Foto de Beto Andrich

Sonastério

Por Mariana Peixoto

É só olhar para esta foto para entender o porquê do nome Sonastério. “Queria fazer um estúdio único, afastado da cidade, em que o músico pudesse ter uma experiência imersiva de criação”, afirma Bruno Martins, que está à frente do projeto.

Não só afastado – são 30 km de Belo Horizonte – mas também tendo como única companhia as montanhas. “Daí veio a ideia de um mosteiro do som”, completa Bruno. Há pouco mais de um ano funcionando no Quintas do Morro, condomínio no Morro do Chapéu, o Sonastério já recebeu uma série de músicos para gravações.

As duas faixas inéditas do álbum “Os três primeiros”, que o Skank lança nos próximos meses, por exemplo, foram gravadas lá. Também já passaram pelo estúdio 14 Bis, Lô Borges, Beto Guedes, Devise, Lagum, Daparte, Sideral e Léo Maia.

“Gosto de falar que o Sonastério é mais do que só um estúdio, é uma casa de criação. Temos diversas iniciativas musicais, e não entregamos só o arquivo da música”, continua. Como o consumo de música nos dias de hoje abrange também a parte visual, o espaço vem realizando uma série de clipes, making ofs, sessões ao vivo.

“Outro viés muito forte é o de workshops e palestras sobre produção musical e engenharia de áudio”, comenta Bruno.  Joel Hoekstra, atualmente guitarrista do Whitesnake, foi um dos caras que esteve por lá como músico convidado em um dos workshops realizados no local.

 

 

Cena profissional

O projeto do Sonastério vem sendo amadurecido por Bruno, 29, há alguns anos. Guitarrista desde a adolescência, ao chegar aos 20, resolveu que seu lugar seria atrás de uma mesa de som. Foi estudar em Los Angeles, na Musicians Institute (MI), faculdade que formou guitarristas como John Frusciante e Paul Gilbert. Lá, estudou engenharia de áudio e produção musical.

“Quando formei, decidi que meu sonho era ver a cena musical brasileira tão profissional quanto a americana que vi em Los Angeles. Pois eles estão muito a nossa frente tanto no nível da produção quanto no negócio da música. Queria trazer o know- how para BH, pois achava que aqui não tinha um estúdio de grande porte como no Rio e em São Paulo. Quero fazer de Minas um polo, mas não ficar focado em gravar só os artistas daqui, como do Brasil inteiro e de fora do país”, diz Bruno.

Ele se armou dos melhores para o projeto. O projeto do estúdio é do arquiteto João Diniz, com Renato Cipriano, da WSDG. É considerada uma das mais importantes empresas de acústica do mundo. Só para se ter uma ideia, a empresa atua em projetos acústicos ao redor do planeta, incluindo estúdios, igrejas, instituições, estádios (Mineirão e Maracanã no Brasil). Na música, a lista de clientes conta com Bruce Springsteen, Alicia Keys, Green Day, Herbert Vianna, Jay-Z, Ivete Sangalo.

Universidade do Áudio

O investimento já vem sendo reconhecido. Por exemplo: o Sonastério foi indicado ao Tec Award 2019 na categoria Creative Studio Design. De acordo com Bruno, o prêmio, que será anunciado em janeiro, é o Grammy dos estúdios.

O espaço, de concreto e vidro, é de encher os olhos. Além do estúdio propriamente dito (em que a estrela é a mesa SSL, a melhor do mundo), o espaço ainda conta com toda a estrutura de uma casa. Há, inclusive, duas suítes que recebem tanto músicos que vão gravar no estúdio quanto os professores e palestrantes dos workshops.

E a ideia, a partir de agora, é também crescer no mundo virtual. No próximo mês o Sonastério lança, em parceria com o músico e produtor César Santos, a Universidade do Áudio. “Será a primeira iniciativa online voltada para o áudio do Brasil. A plataforma tem o modelo da Netflix. É raro você encontrar aqui um curso bom de áudio.  Como o César tem muita experiência, é inclusive professor da Bituca – Universidade de Música Popular, queremos levar essa prática para o mundo online”, finaliza Bruno.

Veja mais em sonasterio.com

 

Clipe da banda Lagum

[youtube modulo=”2″]1FKuPDnzQS4[/youtube]

photo

Jota Quest comemora 20 anos com disco acústico e a procura de novos caminhos

Por Thiago Fonseca* Os fãs do Jota Quest podem comemorar. Fácil, Só Hoje, Amor Maior, Encontrar Alguém, Dias Melhores e outros dezessete hits que fizeram da banda uma das principais no cenário pop brasileiro ganharam versões acústicas no álbum Músicas Para Cantar Junto. Já são vinte anos de carreira e a banda liderada por Rogério […]

LEIA MAIS
photo

Com direito a pedido de casamento no palco, duo Anavitória é recebido com histeria em BH

Por Clarisse Antunes, sob a supervisão de Carolina Braga Um show não foi suficiente para os fãs do duo Anavitória em Belo Horizonte. As meninas do Tocantins, que estouraram na Internet e agora percorrem o Brasil com o repertório do primeiro álbum, fizeram sessão extra nesta sexta (07/04) no Cine Theatro Brasil. Ana Clara Caetano […]

LEIA MAIS
photo

Dicas para curtir o Verão Arte Contemporânea 2017

A primeira impressão ao ver a programação do Verão Arte Contemporânea 2017 é o como o evento encontrou seu formato e a cada edição reforça um modelo de festival que deu certo. O negócio do Vac é “incentivar a criação artística local, a pesquisa e a experimentação das artes”. O que às vezes pode dificultar […]

LEIA MAIS