fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Noturno dos Museus 2018: onde ir e o que fazer

Por thiagofonseca*

19/07/2018 às 09:00

Publicidade - Portal UAI
Foto: Ascom PBH / Divulgação

A quinta edição do Noturno dos Museus será nesta sexta-feira, dia 20. Serão 17 museus na programação, abertos até meia-noite. Entre as atividades estão visitas mediadas, cine concertos, desfile de moda, contação de histórias, observação noturna do céu, shows musicais, apresentação de dança e DJ’s, rodas de conversa, exibição de filmes e exposições. Toda programação é gratuita e haverá transporte para você poder acompanhar tudo. Como a programação é bem intensa, o Culturadoria te dá um norte para você não ficar perdidão.

Museu de Arte da Pampulha

No Museu de Arte da Pampulha, a partir das 18h, você poderá conhecer os vários espaços do imóvel que abriga o museu, por meio do projeto ‘Museu por Dentro’. Lá também será possível observar o Conjunto Moderno da Pampulha por meio de lunetas colocadas no mezanino do Museu. Às 20h será exibido o filme ‘Deserto Azul’, de Eder Santos, seguido de comentários do diretor e convidados.

[ONDE] Av. Otacílio Negrão de Lima, nº 16585, Pampulha – BH

Museu da Imagem e do Som

O Museu da Imagem e do Som, a partir das 19h, exibirá ao ar livre de curtas metragens do cineasta pioneiro Georges Meliès, com o acompanhamento de trilha sonora executada ao vivo pelo grupo Soundpainting BH. Ainda tem intervenções cênicas em diálogo com o filme e lançamento de livros sobre a ditadura e cinejornais.

[ONDE] Av. Álvares Cabral, nº 560 – Lourdes – BH

Museu Histórico Abílio Barreto

O Museu Histórico Abílio Barreto apresenta uma mostra do Viaduto Santa Tereza por meio do seu acervo, além da exibição do curta-metragem “O Duelo”, de Fred Tonucci, seguido de bate papo com Fred Tonucci, Maurício Meirelles e João Perdigão.

[ONDE] Av. Prudente de Morais, nº 202, Cidade Jardim – BH

Museu da Moda

Um dos maiores destaque do noturno dos museus sem dúvidas é a desfile ‘Favelinha Fashion Week’, do projeto Lá da Favelinha, no Museu da Moda, às 21h. O evento traz exposição de peças, desfile de moda e apresentações artísticas. Ainda tem conversa com Kdu dos Anjos, idealizador do Lá da favelinha e disputa de MCs.

[ONDE] Rua da Bahia, nº 1149 – Centro – Belo Horizonte – MG

Chon Tai se apresentará no Memorial Minas Gerais Vale, às 20h – Foto: Weber Pádua / Divulgação

Memorial Minas Gerais Vale

Outra atração que merece destaque é o show SATIN DOLL, com Chon Tai, homenageando a primeira dama da canção, Ella Fitzgerald, e um dos maiores compositores e band leader da era do ouro do Jazz, Duke Ellington. Será às 20h, no Memorial Minas Gerais Vale. Ainda tem visita pelas exposições permanentes do museu.

[ONDE] Praça da Liberdade, s/nº, esquina com Rua Gonçalves Dias – Funcionários – BH

Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado

O Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado traz para o Noturno nos Museus o duo CORDEL PÁ RI, com a performance Relâmpagos Poéticos. Ainda tem o Baile Salto Sound System – Zaika dos Santos, que tem como objetivo empoderar mulheres através da arte. Tudo isso a partir das 18h.

[ONDE] Rua Ministro Hermenegildo de Barros, 904 – Itapoã -BH

Casa Fiat de Cultura

A Casa Fiat de Cultura ficará aberta até às 23h para você participar de um bate-papo com as artistas da mostra “Inarredáveis! Mulheres Quadrinistas”, além visitar as três exposições em cartaz.

[ONDE] Praça da Liberdade, nº 10 – Funcionários – BH

Museu de Ciências Naturais PUC Minas

No Museu de Ciências Naturais PUC Minas será possível realizar uma observação astronômica, às 19h. Tem ainda Apresentação da Orquestra Multiplayer no formato pocket, às 19h30.

[ONDE] Av. Dom José Gaspar, nº 290, Coração Eucarístico – BH

 

photo

Abertas inscrições para intervenções urbanas no bairro Santa Tereza

As fachadas de nove lojas, bares e restaurantes, além do muro do metrô do bairro Santa Tereza ganharão intervenções artísticas no mês de julho. A inciativa é proposta da primeira edição do 1ª edição do TAU – Território Arte Urbana. O Projeto propõe fazer nas ruas Mármore, Divinópolis e Silvanópolis o mesmo que C.A.L.L.E realiza […]

LEIA MAIS
photo

O que há de melhor nos principais Festivais de Inverno de Minas

Julho é a época dos Festivais culturais. Só neste mês são cinco festivais de inverno. Todos com programação diversificada e ampla. Confira o que há de melhor neles.   Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana O Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana deste ano presta uma homenagem ao Tropicalismo. Desde o […]

LEIA MAIS
photo

Quatro motivos para conferir a exposição ‘Cartografia Imaginária: A Cidade e suas escritas’

Belo Horizonte completou no ano passado 120 anos. Suas doze décadas e um passado de 15 mil anos foram registradas na Mostra ‘Cartografia Imaginária: A Cidade e suas escritas’, em cartaz na Galeria de Arte GTO do Sesc Palladium, até o dia 8 de julho. A mostra propõe diálogo entre arte urbana, literária e visual da […]

LEIA MAIS