fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Espetáculo ‘Grande Sertão: Veredas’, da diretora Bia Lessa, chega a BH

Por carolbraga*

11/06/2018 às 16:48

Publicidade - Portal UAI
Fotos: Roberto Pontes / Divulgação

Na lista das montagens mais marcantes vistas em 2017, não restam dúvidas. A versão que a diretora Bia Lessa fez para Grande Sertão: Veredas. Sim, o livro de Guimarães Rosa. Sim, é um desafio enorme que a encenadora dominou. E como!

O Grande Sertão de Bia é uma instalação. Em sua versão original, os espectadores se acomodam em uma estrutura metálica, em dois andares, e precisam usar fones de ouvido para ter a experiência completa da peça. A trilha sonora foi composta por Egberto Gismonti, que nos oferece elementos para imaginar o ambiente em que se passa a história.

Os atores tem pouquíssimos elementos cênicos a trabalhar. Ou seja, toda a força do texto de Guimarães vai para o corpo dos atores, além da palavra. Caio Blat é Riobaldo e Luíza Lemmertz Diadorim. Também estão no elenco Luísa Arraes, Leonardo Miggiorin, José Maria Rodrigues, Balbino de Paula, Daniel Passi, Elias de Castro, Lucas Oranmian e Clara Lessa.

Adaptação

Quem entende da obra de Guimarães Rosa, certamente terá um milhão de comentários a fazer depois da peça. Como uma super fã de teatro, mais que de literatura, me impressionou muito toda a teatralidade que Bia Lessa consegue oferecer à prosa Roseana, sem desrespeitar a literatura ou o teatro. Pelo trabalho ela conquistou o APCA.

Um alerta: a peça é longa e muito narrativa. É uma experiência diferente, que requer entrega do espectador. Como é uma montagem muito difícil de viajar para outras cidades, sofrerá algumas alterações na vinda para BH. Por exemplo, apenas 154 espectadores ficarão no palco com os fones de ouvido. A encenação será aberta ao palco italiano do Grande Teatro, com a plateia normal de 1527 espectadores.

Atenção na hora de comprar, pois será neste momento que você poderá escolher se fica no palco ou na plateia. O preço será o mesmo.

 

[O QUE] Espetáculo, ‘Grande Sertão: Veredas’ [QUANDO] 23 de junho, às 20h [ONDE] Palacio das Artes – Av. Afonso Pena, 1537, Centro – BH [QUANTO] R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)

 

[COMPRE AQUI]

photo

BH ganha sala de teatro dedicada a monólogos

É nítido o crescimento de monólogos nos últimos anos pelo Brasil afora. Da mesma forma, o cenário em Belo Horizonte não é diferente. Com o intuito de fomentar essa produção o Galpão Cine Horto inaugura nesta quinta-feira, dia 17, a Sala ‘Solo’. O espaço pioneiro na cidade pretende acolher e ajudar a dar corpo à produção […]

LEIA MAIS
photo

Ônibus em movimento vira palco para peça de teatro em BH e Ouro Preto

Vivemos imersos em tantas convenções que qualquer convite para quebrá-las já tem meu respeito e interesse. Por isso que o convite para ver uma peça de teatro dentro de um ônibus me soa, no mínimo, inusitado, interessante. Não inédito. Experiências desse tipo já tiveram vez em BH. Quem propõe agora é o grupo de Brasília, […]

LEIA MAIS
photo

Aderbal Freire-Filho: “O teatro é uma arte do presente e de todos os pontos de vista”

Aderbal Freire-Filho é um homem do teatro. Um profissional que costuma fazer boas escolhas. Especialmente quando o tema é dramaturgia. Assim como foi com Incêndios, é dele também a direção de Céus. A quarta peça da tetralogia escrita pelo dramaturgo Wajdi Mouawad aborda temas como tecnologia e terrorismo. Nesta entrevista, Aderbal aponta as características da […]

LEIA MAIS