fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Conheça Lagum, a banda mineira que caiu no gosto de Neymar

Por thiagofonseca*

25/07/2018 às 17:03

Publicidade - Portal UAI
Foto: Lagum / Divulgação

O dia 30 de junho seria mais uma data qualquer na trajetória da banda Lagum. Isso se não fosse o Neymar. Era fim de show na República Intrometeu, em Diamantina, quando os celulares dos cinco integrantes da banda começaram a tocar sem parar. Amigos e fãs davam a notícia que o jogador de futebol havia publicado um stories no Instagram escutando o hit do grupo ‘Deixa’, em plena Copa do Mundo. A banda, que já estava estourada, desde então entrou no ranking das 50 músicas mais tocadas no Spotify.

“Estávamos descendo do palco para receber os fãs quando chegou a notícia. Fechamos o camarim e fomos logo conferir. O stories era uma tela preta, escrito good night, com umas outras coisas e a música ‘Deixa’ de fundo. Comemoramos e ficamos felizes”, conta o vocalista Pedro Calais. Ele reconhece a influência de Neymar e acredita que se o jogador tivesse marcado a banda o sucesso seria ainda maior.

“O que mudou foram mais pessoas famosas ouvindo e um maior reconhecimento do público. Neymar foi um check in point na carreira da banda. Pensamos: poxa, chegamos no cara mais influente do Brasil”, comemora Pedro. Francisco Jardim (baixo), Otávio Cardoso (guitarra/vocal), Pedro Calais (vocal), Glauco Borges (guitarra) e Tio Wilson (bateria) não tentaram contato com Neymar, portanto não imaginam como ele teve acesso à canção.

Sucesso atrás de Sucesso

Mas não é difícil descobrir a resposta para essa indagação. Lagum é a banda mineira com o maior número de ouvintes mensais nas plataformas de streaming de música. ‘Deixa’, ‘Não vou mentir’, ‘Bem Melhor’ e outras, fizeram com que a banda alcançasse 105 mil inscritos no Youtube. O canal possui quase dez milhões de visualizações. A banda faz, em média, seis apresentações por mês. Em maio deste ano, assinou contrato com a gravadora Sony Music.

Lagum cresce cada dia mais. É sucesso por onde passa. Entretanto, Pedro começa a perceber um aumento na cobrança. “É hora de aprendizado para que tudo dê certo no futuro. Um momento de batalha e de muito trabalho”. Pedro prefere não rotular o próprio som. Diz que Lagum é Lagum.

 

Primeiro show da Banda em 2014 em uma casa de shows de BH – Foto: Enfatias Fotografia / Divulgação

Quatro anos de história

A banda é nova. Não só de carreira, mas também em idade dos músicos. São jovens sonhadores que se conhecem desde a infância em Brumadinho. Pedro, por exemplo, tem 22 anos e conheceu os integrantes da banda aos 11 anos. Lagum surgiu em 2014, após Pedro postar nas redes sociais um vídeo em que cantava uma música composta por ele. O vídeo tomou proporções imagináveis. “Um conhecido me incentivou a montar uma banda para se apresentar em uma casa de show em que ele era promoter. Chamei meus amigos, que são meus vizinhos, e montamos a Lagum”, conta Pedro.

O show prometido na casa de shows demorou a sair. Mas, no dia da estreia, a casa ficou lotada. Quinhentas pessoas do lado de dentro e mais outras centenas do lado de fora, segundo Pedro. Depois surgiram vários convites e Lagum foi tomando forma. A primeira música autoral foi ‘Califórnia’, que nem está mais em repertório. Hoje, a banda já gravou mais de 16 canções e alguns clipes de músicas autorais escritas principalmente por Pedro.

 

[youtube modulo=”2″]4lZcOSXZAgE[/youtube]

 

Futuro

Nesta semana a Lagum entrou para o Sonastério – o mais novo estúdio de BH – e só saiu de lá depois de 12 novas canções prontas. “Gravamos as músicas para dar uma levantada e registrar, mas não é final. Ainda vamos trabalhar em cima delas”, explica Pedro.

O vocalista não revela data de estreia e nem nome das novas canções, mas afirma que vêm surpresa por aí. “As pessoas podem esperar muita coisa bacana. Vamos continuar sendo do jeito que somos, com o pé no chão, com letras verdadeiras e sinceras”, pontua. Além dos novos trabalhos a banda se prepara para uma apresentação diferente com a dupla Hot & Oreia, no dia 18 de agosto, no Festival Sarará + Sensacional.

Conheça o som da Lagum

 

photo

Culturadoria com as dicas para o seu fim de semana: 11 de maio

Temos Orquestras para todos os gostos no fim de semana. Até uma bastante atípica. Culturadoria também destaca espetáculos super esperados na cena teatral de BH. Nossas apostas estão feitas. E as suas?       Ummagumma – The Brazilian Pink Floyd Até mesmo quem torce o nariz para covers é capaz de valorizar o trabalho […]

LEIA MAIS
photo

Ingresso duplo e programação especial no mês de março no Inhotim

Quem estiver se programando para ir ao Inhotim ou ainda não teve a oportunidade terá motivos a mais para visitar o museu em Março. Desde o dia primeiro quem adquirir uma entrada terá direito a duas.   Além disso, o Instituto preparou atividades especiais. Haverá visitas mediadas, jogos para crianças e adultos, ativações da Galeria Cosmococa […]

LEIA MAIS
photo

Culturadoria com as dicas para o seu fim de semana: 06 de abril

Você é do tipo que prefere música entre as opções de entretenimento? Se for, a Culturadoria está especialmente melhor para você. Tem até majestade entre as opções de shows. Confira e aposte!     Roberto Carlos O Rei dispensa qualquer apresentação, né. Apesar disso, se você gosta de clássico, aqui está o seu programa cultural […]

LEIA MAIS